10 abril 2008

Encontro de Jornalistas Freelance e Precários

Toma nota na tua agenda:

"O Sindicato dos Jornalistas (SJ) organiza, no próximo dia 3 de Maio - Dia da Liberdade de Imprensa -, um Encontro Nacional de Jornalistas Freelance e Precários, destinado a profissionais em regime de trabalho independente, situação de recibo verde, trabalho à peça, contrato a termo ou outras situações de precariedade."


Não sou jornalista mas enquadro-me no lote dos “freelance” que trabalham à peça e congratulo o SJ por esta iniciativa. Espero que a mesma possa contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos jornalistas.
O jornalismo está em processo de mutação. "O quarto poder há muito que passou para o quarto do poder" – comentava o jornalista César Príncipe, num dos encontros igualmente promovidos pelo SJ, no Porto, referindo-se à falta de união entre os profissionais dos media, que tem vindo a registar-se nos últimos 30 anos.
Esta desunião deve-se, em grande parte, à precariedade que muitos profissionais enfrentam, sobretudo os jovens que saem todos os anos das Faculdades. São "mantidos" nestas condições por longos períodos ( muito depois do tempo dos estágios, alguns até, estagiam para sempre). Aqueles (eu próprio, quando acabar... se acabar...) que muitos apelidam "os doutores jornalistas", são simples peões de um xadrez cujo jogo visa apenas o lucro dos grandes grupos económicos e politico-partidários.

Enquanto se mantiver esta forma de empregabilidade precária, enquanto se mantiver o ciclo de "estágios para toda a vida", continuaremos a ter um jornalismo submisso, tendencioso, viciado. Continuaremos "sem voto na matéria", desunidos e enclausurados no "quarto do poder".

De volta à iniciativa prevista para o dia 3 de Maio, podes obter mais informações no sitio do sindicato.

Global Voices Radio - Live stream