22 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 22-01-2010

Sexta, 22 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Toda a história da pancadaria no balneário do Sporting, 24 Horas de 22-01-2010
 

O jogador não gostou dos assobios do público a Rui Patrício e recusou-se a agradecer aos adeptos. Sá Pinto chamou-lhe irresponsável no balneário e começaram as agressões. O director pediu a demissão. O Levezinho vai levar uma multa.



O rosto da violência, A Bola de 22-01-2010
 

A Bola faz a reconstituição de todos os diálogos que culminaram na agressão de Sá Pinto a Liedson. Sá Pinto despediu-se através de carta mas não pede desculpa e propõe que os jogadores se unam em torno do presidente. Liedson vai pagar multa muito pesada mas não será alvo de qualquer suspensão desportiva.



Liedson ameaça sair do Sporting, Correio Manhã de 22-01-2010
 

O goleador foi agredido pelo director desportivo, depois da vitória (4-3) diante do Mafra. A confusão entre ambos começou no banco de suplentes, quando o n.º 31 se insurgiu contra as críticas que o ex-n.º 7 fez a um deslize do guarda-redes Rui Patrício e se negou a ir ao centro do terreno agradecer aos sócios.



Custo das reformas sobe 1,1 mil milhões €, Correio Manhã de 22-01-2010
 

Em 2009, Portugal produziu menos riqueza, mas o gasto com pensões sofreu um aumento brutal. Uma situação insustentável, diz Bagão Félix.



Descubra os pacotes mais baratos de Internet, TV e telefone, Diário Económico de 22-01-2010
 

'Triple play'. Nos últimos anos estas duas palavras revolucionaram a forma como os portugueses comunicam e têm acesso à informação. Até alguns anos atrás, as famílias se queriam ter telefone contratavam o serviço de uma operadora, mas para contratarem um serviço de internet ou de televisão por cabo era necessário recorrer aos serviços de outras empresas. Esta realidade faz parte do passado. Hoje são pelo menos seis as operadoras que permitem contratar os três serviços - televisão, internet e telefone - num único pacote, numa única factura. Tudo através de um único cabo. Zon, PT, Cabovisão, Ar Telecom, Clix e Vodafone são as empresas que disponibilizam pacotes de serviços de 'triple play' em Portugal. A oferta é vasta e os tarifários também.



CMVM investiga negociações da Caixa na guerra da Cimpor , Diário Económico de 22-01-2010
 

A CMVM decidiu investigar se o presidente da Caixa Geral de Depósitos tem uma estratégia concertada com outros accionistas para a Cimpor. Uma estratégia que terá sido desvendada numa carta enviada pelo banco estatal, a requerimento da CMVM e que levou o supervisor do mercado de capitais a accionar o processo de averiguações. Nessa carta, a Caixa, accionista da Cimpor com 9,584%, revela ter "sido abordada para estabelecer um acordo que promovesse a estabilidade accionista da Cimpor". Este acordo envolveria, "em qualquer circunstância, uma participação accionista inferior a 1/3 dos direitos de voto da sociedade", esclarece a Caixa Geral de Depósitos.



Sócrates está mais perto de viabilizar Orçamento, Diário Económico de 22-01-2010
 

Depois do PSD ter regressado às contas da aprovação do Orçamento do Estado, o CDS reuniu-se ontem pela quarta vez com o Governo, frisando que as negociações vão no bom caminho e que até já estão a dar os primeiros frutos, prevendo fechar as negociações durante a noite passada. A ordem de trabalhos dos populares previa o debate de cinco temas antes de ser apresentada a proposta de Orçamento do Estado à Assembleia da República: impostos, saúde, segurança, pensões e rendimento mínimo e agricultura. O último encontro seria guardado para rever as matérias mais importantes e chegar a uma conclusão. A expectativa do CDS era que a reunião de ontem fosse a última.



Liedson paga multa pesada a prestações, Diário Notícias de 22-01-2010
 

A crise voltou a abalar Alvalade quando tudo parecia estar a entrar nos eixos graças às seis vitórias consecutivas do Sporting. Um desentendimento entre Ricardo Sá Pinto e Liedson, que até meteu murros e empurrões, após o jogo com o Mafra provocou a demissão do primeiro do cargo de director do futebol e fez com que o luso-brasileiro esteja agora a ser alvo de um inquérito disciplinar. De uma coisa Liedson já não se livra: uma pesada multa que fonte do Sporting disse ao DN ser de "centenas de milhares de euros". No entanto, o jogador, de acordo com as leis do trabalho, não poderá ser multado em mais de um terço da sua remuneração mensal bruta. Neste caso, os valores não andarão longe dos 55 mil euros, ou seja um terço dos 165 mil euros mensais ilíquidos que aufere. Por essa razão, irá ter de pagar a pesada multa diluída em vários meses.



Escolas apostam em aulas contra violência doméstica, Diário Notícias de 22-01-2010
 

As escolas do ensino básico e secundário estão a apostar na prevenção da violência doméstica e do bullying (violência entre alunos) como tema das suas aulas. O concurso "A Nossa Escola pela Não Violência", da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), foi o primeiro projecto a nível nacional a abordar estas questões e já chegou a mais de mil alunos do 3.º ciclo e do secundário. Este ano "vai ser generalizado a todos os graus de ensino", adianta a secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais.



Estado e empresas públicas vão ter quotas para as mulheres, I de 22-01-2010
 

A Lei da Paridade vai ser alargada à titularidade de cargos de gestão e decisão na função pública, e nos conselhos de administração das empresas tuteladas pelo Estado. Ao que o i apurou, o grupo parlamentar do Partido Socialista prepara-se para apresentar um projecto-lei que estabelece como limite mínimo a existência de 33% de mulheres - um terço - em cargos de chefia na administração central (directores-gerais ou equivalentes) e nos conselhos de administração das empresas públicas.



Crise leva empresas a cortar nos bónus salariais, I de 22-01-2010
 

Inquérito do Banco Central Europeu a 1400 empresas portuguesas mostra que a maioria cortou a massa salarial dos funcionários.



A corrupção tem sido atacada de "forma folclórica", Jornal Negócios de 22-01-2010
 

O Estado não tem força suficiente para se defender da pressão dos bancos nas parcerias publico-privadas; o incómodo que as análises do Tribunal de Contas geram no poder político explicam as duras críticas que se ouvem ao TC. Estas são algumas das revelações que Carlos Moreno, juiz jubilado do TC, tece numa entrevista onde faz um balanço de uma década de controlo sobre o Sector Empresarial do Estado e as PPP. O juiz refere também a corrupção tem sido combatida com folclore em Portugal, não sendo de esperar grandes resultados do Conselho da Prevenção da Corrupção que, aliás, não deveria funcionar no TC. E quanto ao número de empresas publicas em Portugal... diz que ninguém sabe quantas são.



Agricultura ganha o maior aumento no investimento público, Jornal Negócios de 22-01-2010
 

A Agricultura é o ministério que este ano receberá o maior aumento nas verbas de investimento, através do PIDDAC - o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central. Além de António Serrano, vão receber mais dinheiro a Educação, a Cultura e o Trabalho. Em contrapartida, ficarão com menos margem de investimento os ministérios das Obras Públicas, da Economia e da Ciência, apurou o Negócios.



Dívidas do telemóvel por pagar desaparecem ao fim de seis meses, Jornal Notícias de 22-01-2010
 

As operadoras móveis têm apenas seis meses para cobrarem o pagamento do serviço prestado ao cliente. Findo este prazo, a dívida prescreve. Esta leitura está num acordão do STJ e vem pôr um ponto final numa matéria que não era de leitura consensual. Num país como Portugal, onde cada pessoa tem o equivalente a 1,5 telemóveis e onde se avolumam os incobráveis, o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ontem publicado no "Diário da República", suscitou reacções diferentes: entre as associações de consumidores, a interpretação do STJ é bem vinda e vem ao encontro do que já viam na lei; no meio jurídico antevê-se uma subida do número de acções que poderão entupir ainda mais os tribunais.



Portugueses improvisam bloco operatório, Jornal Notícias de 22-01-2010
 

Se António Peças pudesse ter aqui uma parte que fosse da viatura médica de emergência e reanimação com a qual trabalha diariamente, seria um homem feliz e, mais do que isso, salvaria mais vidas. Mas, em Port-au-Prince, o médico do INEM não tem nenhum dos aparelhos da VMER, restando-lhe quase nada no improvisado bloco operatório. "Estamos a operar sem oxigénio, não há raio X, não podemos entubar os doentes, nem há anestesista", descreve. E, no entanto, "não paramos de fazer cirurgias desde que chegamos, sobretudo amputações", explica o médico ao JN, entre uma ida do "bloco" a um dos barracões transformados em enfermaria gigante, onde se amontoam todo o tipo de feridos.



Toda a história da bronca, O Jogo de 22-01-2010
 

Quando foi eleito presidente do Sporting em Junho passado, José Eduardo Bettencourt estava longe de imaginar as tormentas que o aguardavam numa época que ainda só vai a meio. Na sequência da cena de pancadaria com Liedson, Sá Pinto demitiu-se das funções de director para o futebol profissional da SAD verde e branca durante a madrugada de ontem, forçando o líder do emblema de Alvalade a abrir um terceiro ciclo na mais importante área do clube.



Bolívia: Presidente renova liderança indígena, OJE de 22-01-2010
 

O presidente boliviano, Evo Morales, deslocou-se ontem à cidade pré-hispânica de Tiahuanaco para cumprir um ritual ancestral em que renovou o seu mandato de líder do povo indígena da Bolívia na presença de milhares de apoiantes.



Preços na rede móvel podem subir, OJE de 22-01-2010
 

Os analistas de sete casas de investimento consideraram ontem que a proposta de decisão da Anacom de descer em 46% os preços das chamadas entre operadores em 14 meses "é mais agressiva do que o esperado" e prevêem o aumento dos preços ao consumidor para compensar esta redução. "Pelo facto de a descida ser bastante agressiva, acreditamos ser possível um aumento do preço de retalho dos serviços móveis, à semelhança do que já aconteceu no ano passado", estima a analista do Millennium Investment Banking, Alexandra Delgado, contactada pela agência Lusa



A vingança dos gangs chegou às ruínas da Cité du Soleil, Público de 22-01-2010
 

Uma prisão ruiu com o sismo de dia 12 de Janeiro e os gangs voltaram a mandar nas ruas da Cité du Soleil, o bairro mais pobre da capital do Haiti, Port au Prince. Em tempos mais poderosos do que a polícia, preparam agora a sua vingança contra quem os denunciou e prendeu. Entretanto, o Governo do Haiti anunciou que tenciona realojar 400 mil pessoas em campos de refugiados situados fora da cidade. Entre 1,5 milhões e 2 milhões de pessoas terão ficado sem casa.



Governo, PSD e CDS já chegaram acordo para viabilizar Orçamento, Público de 22-01-2010
 

O Orçamento do Estado (OE) para 2010 já está negociado com o PSD e com o CDS, prevendo-se mesmo que este último partido vote a favor do OE proposto pelo Governo, enquanto o PSD viabilizará as contas do Estado com a sua abstenção. O acordo já está negociado nas grandes linhas. Está prevista a divulgação da sua face visível: as cláusulas de um compromisso escrito a assinar entre José Sócrates e Paulo Portas. Mas o compromisso estende-se também ao PSD, neste caso de forma mais discreta e sem a força da assinatura de um documento.



Barril de pólvora, Record de 22-01-2010
 

Tensão entre director e jogadores do Sporting arrastava-se há semanas. Sá Pinto deu o primeiro soco e apresentou demissão. Liedson quis vingar-se mas foi travado pelos colegas na garagem.



Sócrates manda travar aumentos dos gestores, SOL de 22-01-2010
 

Os tempos são de vacas magras, mesmo para os gestores públicos. A Parpública, 'braço' empresarial do Estado, deu orientações às empresas participadas para que os vencimentos dos administradores não sejam actualizados este ano. Em vésperas de negociação dos aumentos anuais com os sindicatos da Função Pública, o Ministério das Finanças mostra assim que a contenção salarial é para levar a sério.



Candidatura de Alegre põe PS em polvorosa, SOL de 22-01-2010
 

Antes de enfrentar Cavaco Silva, Alegre terá, pois, de conquistar um PS que não perdoa ao ex-deputado as críticas que fez ao Governo nos últimos quatro anos e o facto de ter avançado, em 2006, como candidato presidencial contra o próprio partido. Os socialistas têm que resolver este dilema, até porque todos sabem que acabará por ser inevitável o apoio do PS ao candidato. Até lá, vão exorcizar o mau ambiente, criticando à vontade o candidato – como se viu já esta semana.



Carro a mais de 130 km/h, SOL de 22-01-2010
 

A resposta foi dada ao SOL pelo gabinete de Jaime Gama, deixando assim em aberto a possibilidade de o Parlamento juntar-se ao MP no apuramento de responsabilidades legais do acidente. Fonte oficial da PSP confirmou ao SOL, entretanto, que esta Polícia enviou na quarta-feira a participação do acidente ao MP, «por solicitação deste organismo». Fonte conhecedora das investigações revelou ao SOL que as diligências de provas efectuadas pela PSP já permitiram concluir que o Audi A4 de Mário Mendes descia a avenida da Liberdade, em Lisboa, a «muito mais de 130 km/hora».


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream