11 junho 2010

Manchetes do Dia - 11-06-2010

Sexta, 11 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Os bastidores da visita secreta que Ronaldo fez a Mandela, 24 Horas de 11-06-2010
 

Causou surpresa a ausência de Cristiano Ronaldo e Carlos Queiroz em grande parte da visita ao Parque dos Leões, nos arredores de Joanesburgo, realizada anteontem à tarde pela Selecção Nacional. Mas ontem o mistério foi desfeito. Nelson Mandela, Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999 e Prémio Nobel da Paz, quis conhecer pessoalmente Cristiano Ronaldo. E recebeu os três elementos da equipa portuguesa na sua casa, recebendo uma camisola de Portugal com o número 91, a sua idade.



Momento mágico, A Bola de 11-06-2010
 

Já tem 91 anos, não pode jogar, mas é o mais recente simpatizante da Selecção portuguesa de futebol. Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul, não escondeu a alegria pela visita de Cristiano Ronaldo e Carlos Queiroz e recebeu com um sorriso o presente oferecido pelo melhor jogador português da actualidade. Ciente da importância do encontro com Nelson Mandela, figura enorme da história pela forma como foi capaz de unir a África do Sul depois da luta - que o levou à cadeia - contra a discriminação racial e política, Cristiano Ronaldo ofereceu ao ex-presidente da África do Sul uma camisola oficial da selecção portuguesa.



Mandela admira Ronaldo, Correio Manhã de 11-06-2010
 

Cristiano Ronaldo ofereceu, anteontem, uma camisola da Selecção a Nelson Mandela, na visita que efectuou, juntamente com Carlos Queiroz, ao grande herói da luta anti-apartheid. O encontro durou 20 minutos e foi rodeado de grande sigilo, estando explicada a razão pela qual o seleccionador e o capitão não foram vistos no safari realizado no mesmo dia pela Selecção. "Foi assim a pedido do staff de Mandela", justificou uma fonte da FPF ao CM.



Noivas cobram 5 mil € para casar, Correio Manhã de 11-06-2010
 

Chama-se Balwinder Singh Bhutte, tem 40 anos e está milionário. O indiano chegou a Portugal de mãos a abanar mas, após seis anos a sondar o mercado, descobriu a fórmula em 2007. De um lado tinha os compatriotas em situação ilegal, prontos a pagar 11 a 20 mil euros pela cidadania europeia; e do outro viu mulheres portuguesas, todas de Lisboa e Margem Sul, disponíveis para casar com eles por três a cinco mil euros.



Universidades escapam aos cortes impostos no plano de austeridade, Diário Económico de 11-06-2010
 

As universidades vão escapar aos cortes orçamentais de 20% anunciados pelo Governo para todos os serviços e fundos autónomos, apurou o Diário Económico. Com esta excepção, aberta à última hora por José Sócrates aos estabelecimentos de ensino superior, o Estado abdica de uma poupança de 48 milhões de euros.



"Banif vai manter-se autónomo e independente" , Diário Económico de 11-06-2010
 

Joaquim Marques dos Santos sucedeu a Horácio Roque, desaparecido recentemente, na presidência do Banif. É, desde o início deste mês, o presidente do Conselho de Administração do sétimo maior banco português, administração para onde entrou em 1988. E concedeu a primeira grande entrevista ao Etv [canal 200 da Zon]. Marques dos Santos garante que o Banif vai continuar a apostar no crescimento orgânico, ainda que de forma mais lenta, e a área internacional vai ganhar peso.



Sindicatos e patrões juntos após apelo de Cavaco, Diário Notícias de 11-06-2010
 

O Presidente da República desafiou ontem patrões e sindicatos a estabelecerem um "pacto de unidade" para enfrentar a crise económica. As confederações patronais e as centrais sindicais vão mesmo encontrar-se nos próximos dias, mas há divergências aparentemente inultrapassáveis. A CGTP mostrou-se ontem desiludida com o discurso de Cavaco Silva no Dia de Portugal, pois "há questões essenciais na actual situação" de crise que ficaram omissas.



Mandela quis conhecer Ronaldo, Diário Notícias de 11-06-2010
 

Está desfeito o mistério. Cristiano Ronaldo e Carlos Queiroz não participaram no safari que a comitiva nacional organizou na última quarta-feira porque se deslocaram a Joanesburgo a convite de Nélson Mandela, ex-presidente da África do Sul e um dos maiores símbolos de sempre deste país. O convite foi endereçado pelo próprio Nélson Mandela à comitiva nacional, durante os primeiros dias de Portugal neste país africano. Juntamente com o director desportivo Carlos Godinho, Ronaldo e Carlos Queiroz deslocaram-se a seguir ao almoço a Joanesburgo, à casa do ex-líder sul-africano, com quem privaram durante cerca de 30 minutos.



Ministérios adiam redução nos preços de milhares de remédios, Diário Notícias de 11-06-2010
 

No dia 1 de Julho, os portugueses vão continuar a pagar o mesmo por milhares de medicamentos quando estes deviam ficar mais baratos. Tudo porque a publicação da portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Economia, que regulamenta o regime de preços, está atrasada. E os laboratórios dizem não conseguir elaborar a lista com os novos preços nem remarcar milhares de embalagens até ao fim do mês. "Mesmo que saísse hoje, não teríamos tempo para fazer o que define a lei, até dia 1 de Julho", garante ao DN fonte da indústria farmacêutica.



A festa mundial!, I de 11-06-2010
 

A África do Sul enche-se de cor para a festa do futebol. O Mundial começa hoje e promete emoções fortes para os adeptos das 32 selecções. E não só...



Young Mandela. História secreta do herói infiel, autoritário e violento, I de 11-06-2010
 

"Como pode um homem que cometeu adultério e abandonou a mulher e os filhos ser Cristo? O mundo inteiro gosta demasiado do Nelson. Ele é apenas um homem." Quando a libertação do símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul foi descrita como a segunda descida de Cristo à Terra, em 1990, a indignação de Evelyn Mase, a enfermeira que levou Nelson Mandela ao altar pela primeira vez, passou despercebida. Ao procurar o verdadeiro Mandela, David James Smith, jornalista do "Sunday Times", percebeu que parte da história - contada na sua autobiografia "Long Walk to Freedom", publicada no ano em que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul (1994) - tinha sido voluntariamente omitida. Atrás do mito, havia um homem mulherengo, infiel, distante dos filhos, autoritário e para quem a violência doméstica não era um tabu.



PSD quer prolongar tempo máximo dos contratos a prazo, I de 11-06-2010
 

Facilitar a contratação e a desvinculação. É esta a ideia matriz do projecto que o PSD está a preparar sobre mercado de trabalho. A proposta, que deverá ser apresentada na próxima semana, terá uma carácter de emergência e vai ao encontro da situação actual de crise que o país atravessa. Os sociais-democratas não propõem uma alteração ao Código do Trabalho, mas antes legislação temporária para responder ao crescimento substancial do desemprego e que tenha - a ser aprovada - um prazo-limite de aplicação que termina no final de 2013. "Não queremos mexer nos contratos já existentes", disse ao i fonte do PSD, "mas antes criar um modelo transitório que permita aos desempregados estarem o menos tempo possível fora do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, dar mais segurança aos empresários e reduzir o risco de investimento".



Saiba como as empresas estão a ganhar com a selecção, Jornal Negócios de 11-06-2010
 

BES, que vai renovar o apoio à Selecção no fim do Mundial, Galp, Sagres e TMN poderão ter um retorno mediático de 17 milhões cada, cerca de sete vezes mais que o investimento. A Galp, com as suas vuvuzelas, está a liderar o campeonato dos patrocinadores portugueses no terreno do reconhecimento, ao apresentar o maior índice de associação à Selecção Nacional. A petrolífera poderá alcançar, no Mundial, um retorno mediático entre 14 a 17 milhões. No total, os nove patrocinadores oficiais da "equipa das quinas" poderão obter, no mínimo, uma exposição mediática de 90 milhões de euros (a preços de tabela), valor cinco a sete vezes superior aos custos das marcas no apoio à Selecção e activação das marcas no Mundial.



Da McKinsey para a Cova da Moura, Jornal Negócios de 11-06-2010
 

Gustavo Brito tinha bom emprego, bom salário, o reconhecimento e uma promessa de carreira. Bons projectos, bons hotéis. E decidiu virar costas. Trocou o escritório da McKinsey, no centro de Londres, por um gabinete na Cova Moura, onde ajuda micro-empreendedores a montarem o seu próprio negócio.



Começa a festa, Jornal Notícias de 11-06-2010
 

O Mundial de futebol que, a partir de hoje, sexta-feira, vai fazer arregalar os olhos de milhões de pessoas encerra uma responsabilidade acrescida. África, que idolatra este jogo global, vai juntar-se finalmente ao panteão de nações que organizaram a prova. Por isso, mais do que um acontecimento planetário que cumprirá a missão de anestesiar, durante um mês, os mais apaixonados, a taça do mundo está a gerar uma crescente expectativa entre aqueles que a vêem como dínamo de uma nova África, uma África que, em muitos momentos, é usada como panfleto deste desporto de massas, porque há sítios em África onde não são necessárias balizas nem bolas para se praticar o futebol.



Cavaco quer sacrifícios explicados e repartidos, Jornal Notícias de 11-06-2010
 

No discurso da sessão solene do Dia de Portugal, em Faro, o chefe de Estado, Cavaco Silva, lembrou que já tinha avisado anteriormente que o país vive uma "situação insustentável". Apelou, por isso, à coesão nacional e à repartição "equitativa e justa" dos sacrifícios.



Di María: "Vou jogar no Real", O Jogo de 11-06-2010
 

A mudança de Ángel Di María para o Real Madrid está a ser discutida ao pormenor. As verbas que envolvem o negócio e a integração de jogadores no mesmo estão a ser negociadas até ao limite. É verdade que o acordo será fechado, mas falta ainda limar algumas arestas. Os clubes tentam defender os seus interesses, embora ambos já tenham interiorizado que a presença de Di María no plantel merengue em 2010/11 é uma certeza. Agora é preciso esticar a corda até ao limite... As bases da transferência estão alcançadas e se entre o clube de Cristiano Ronaldo e o jogador o acordo é fácil, as negociações decorrem entre as duas entidades para acertar a verba definitiva, que se deverá cifrar entre os 25 e os 30 milhões de euros.



A bola vai começar a rolar hoje no primeiro Mundial africano, Público de 11-06-2010
 

O Mundial é por ali. Por ali há queimadas junto às estradas meticulosamente varridas por equipas de funcionários indiferentes às bermas de terra batida cor de tijolo. Há polícias sentados em bancos agarrados a radares de velocidade. Há o Soweto – e brigadas da polícia a assinalar os "becos sem saída". Ao fundo, o Mundial e a história de um país na forma de um estádio, uma colmeia gigante onde hoje irão zumbir mais vuvuzelas do que nunca.



Tardelli prefere Benfica, Record de 11-06-2010
 

Diego Tardelli escolhe o Benfica. Tal como Record anunciou na edição de ontem, o ponta-de-lança do Atlético Mineiro está a ser seguido pelos encarnados, mas também pelo FC Porto que na semana passada teve dois emissários em Belo Horizonte a inteirar-se das condições para a transferência do avançado canarinho para Portugal. Nas últimas horas, o Benfica intrometeu-se no negócio e ganhou vantagem tendo, inclusive, reunido a preferência do jogador que já manifestou o desejo de rumar a Lisboa, em detrimento de outros convites em carteira.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream