01 setembro 2010

Manchetes do Dia - 01-09-2010

Quarta, 1 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

"Perdemos a Liga porque não fomos competentes", A Bola de 01-09-2010
 

É a primeira vez que Jesualdo Ferreira dá uma entrevista em exclusivo a um órgão de Comunicação Social português desde que deixou o FC Porto. Não se percebe ponta de mágoa nos seus olhos em relação ao clube onde foi tricampeão, mas vê-se por ali alguma nostalgia.



Segurança máxima na Casa Pia, Correio Manhã de 01-09-2010
 

A PSP vai empenhar brigadas da Unidade Especial de Polícia (UEP) na operação de segurança para a leitura do acórdão do processo Casa Pia, marcada para as 09h30 de sexta-feira, no Campus da Justiça, em Lisboa. Elementos de inactivação de explosivos passarão a pente-fino a sala de audiências, o edifício das Varas Criminais e toda a área do Campus da Justiça em busca de objectos suspeitos. Além disso, será reforçado o controlo das entradas de arguidos, advogados, vítimas, público e jornalistas.



Orçamento do Estado é a primeira batalha da rentrée, Diário Económico de 01-09-2010
 

A primeira prova de fogo do novo ano político será já em Outubro, com a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2011. PS e PSD vão dando sinais de que a crispação do Verão pode resumir-se a uma querela política e ensaiam uma aproximação que pode permitir viabilizar o documento. Com a janela da dissolução da Assembleia fechada a partir de 9 de Setembro, e as pressões para um entendimento a aumentarem de tom, os dois partidos não terão como fugir a uma negociação. Resta saber, se os resultados serão positivos.



Construtoras vão a tribunal para cobrar juros ao Estado , Diário Económico de 01-09-2010
 

As empresas de construção civil e obras públicas estão dispostas a avançar com uma acção judicial contra o Estado caso não seja cumprida a nova lei que fixa a obrigatoriedade automática de juros de mora pelo atraso no pagamento a fornecedores. Em causa estão receios de interpretação abusiva das novas regras, que hoje entram em vigor, depois de um dos principais credores das construtoras, os municípios, terem defendido que a penalização pelos atrasos só é devida nos contratos celebrados a partir de 1 de Setembro. Na esfera política o CDS-PP quer saber se o Governo está preparado para pagar juros de mora, mas as Finanças apenas avançam que os serviços têm que cumprir a lei.



Parpública prevê mais prejuízos na TAP até ao fim do ano, Diário Económico de 01-09-2010
 

A 'holding' estatal Parpública prevê o agravamento dos resultados e do desempenho económico e financeiro da TAP no segundo semestre do ano. Esta expectativa reduz, assim, as perspectivas mais optimistas que confiavam numa recuperação da empresa e na obtenção dos objectivos propostos para o presente ano, recentemente defendidas pelo presidente da transportadora aérea nacional, Fernando Pinto. A 'holding' estatal, presidida por Joaquim Reis, explica estas previsões no relatório e contas semestral, ontem divulgado. "Para o final do ano a IATA estima um agravamento dos preços do combustível pelo que, mesmo atendendo à sazonalidade do sector, em que os resultados do primeiro semestre são geralmente inferiores aos da segunda metade, é expectável que se venha a verificar um agravamento dos custos de exploração da TAP, comprometendo ainda mais os resultados para o final do ano".



Inspecção investiga fraude entre médicos e farmácias, Diário Notícias de 01-09-2010
 

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) está a investigar vários casos de fraude no SNS, ligados à prescrição de medicamentos. Ao que o DN apurou, trata-se de casos de médicos a passar receitas em nome de doentes que nem sequer chegam a levantar os medicamentos, mas que depois são aviadas em farmácias distantes e cobradas ao Estado. Os casos, que também estão no Ministério Publico (MP), envolvem remédios com 100% de comparticipação para pensionistas, entre outros. Recorde-se que o crescimento da despesa na área levou recentemente o ministério a anunciar o reforço das acções inspectivas.



Fogo às portas de Gondomar faz quatro feridos, Diário Notícias de 01-09-2010
 

Até ao final da tarde de ontem foram registados 311 fogos, o mais grave dos quais em Gondomar, que começou na segunda-feira. O fogo cortou a A41, entre Ermesinde e Sobrado, nos dois sentidos. O fogo chegou a ser dado como extinto, mas reacendeu-se devido "aos fortes ventos", adiantou o comandante dos Bombeiros de Valongo. Joaquim Caldas contou que três pessoas ficaram feridas no incêndio que atingiu algumas garagens e anexos de habitações.



Ordem para gastar: governo autoriza endividamento de empresas públicas, I de 01-09-2010
 

O tecto de 7% imposto este ano pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o aumento do endividamento do sector empresarial do Estado vai ser ultrapassado por várias empresas. É o governo que está a autorizar excepções a estes tectos, através de despachos. Águas de Portugal, Estradas de Portugal e Edia (Empresa de Desenvolvimento das Infra-estruturas do Alqueva) são três casos em que o endividamento vai subir para além dos 7%. Mas haverá mais.



Saiba quem é o 7º mais poderoso, Jornal Negócios de 01-09-2010
 

Num país de subtilezas Alexandre Soares dos Santos tem uma qualidade pouco comum. É frontal. É difícil não recordar as suas palavras, em Março deste ano, sobre o negócio PT/TVI: "Não acredito que este negócio pudesse ser feito sem o conhecimento do primeiro-ministro. Neste país qualquer negócio importante passa pelo palácio de S. Bento". Não ficou por aí: disse que o Governo não é auditado pelo Parlamento e que a CMVM e o Executivo interferem em tudo. As suas palavras sublinham o fim do encanto que chegou a ter por um político que julgava reformista e que simbolizava uma nova era.



Governo acusa banca de práticas abusivas, Jornal Negócios de 01-09-2010
 

O Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, enviou na semana passada uma carta dirigida ao governador do Banco de Portugal a pedir explicações sobre práticas da banca consideradas abusivas pela Deco e outras vindas a lume na imprensa. A entidade liderada por Carlos Costa ainda não respondeu. Na missiva, a que o Negócios teve acesso, o gabinete de Fernando Serrasqueiro mostra "preocupação em relação às denúncias públicas feitas pelas associações de consumidores e pelos próprios consumidores, relativas ao comportamento das instituições de crédito". E pede ao BdP para dar a conhecer a sua posição em relação a elas.



Dinheiro para modernizar fica quase todo em Lisboa, Jornal Notícias de 01-09-2010
 

O Governo negociou com Bruxelas a possibilidade de investir fundos do Norte, Centro e Alentejo na modernização da máquina do Estado lisboeta, mas a autorização está a ser levada ao extremo: a larga maioria do dinheiro não sai da capital. O resto do país pouco recebe.



Quaresma arrasa no primeiro treino, Jornal Notícias de 01-09-2010
 

O internacional Ricardo Quaresma disse hoje lamentar a ausência de Carlos Queiroz no comando da seleção portuguesa de futebol e garantiu que "toda a gente" gostaria de contar com a presença do selecionador.



Tales inscrito no último dia, O Jogo de 01-09-2010
 

Tales de Souza foi a contratação assegurada pelo Sporting até ao fecho das inscrições de jogadores ontem à noite. Não se trata do pinheiro de 1,90 m pretendido por Paulo Sérgio para o ataque - bem pelo contrário, Tales tem 1,68 m e joga a meio-campo - mas é um promissor valor do futebol brasileiro, com presença assídua nas selecções jovens canarinhas.



Incêndio cercou casas e provocou quatro feridos, Público de 01-09-2010
 

O pânico e o desespero tomaram ontem conta dos habitantes da freguesia de S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar, que viram as chamas mesmo à porta de casa. O fogo provocou queimaduras num homem e uma adolescente teve de receber assistência por ter inalado fumo. Dois bombeiros de S. Pedro da Cova foram também hospitalizados, por exaustão e por intoxicação. Este incêndio ocorreu no mesmo dia em que a ministra do Ambiente disse pretender reforçar os meios do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) de combate aos fogos.



Sindicatos com propostas salariais moderadas entre 2 e 3,5 por cento, Público de 01-09-2010
 

Depois da forte contenção que está a marcar o ano de 2010 – os salários da função pública estão congelados e os aumentos no sector privado são os mais baixos dos últimos anos –, alguns sindicatos da função pública e a CGTP deram ontem o pontapé de saída nas negociações salariais para o próximo ano, apresentando propostas mais moderadas do que é tradição. No Estado pede-se 2 por cento e a CGTP fixou como limite mínimo para as negociações 3,5 por cento. A plataforma sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) fez "uma proposta para os tempos que vivemos, mas é também uma proposta que tem em conta a perda do poder de compra que todos sentimos".



Tales no Sporting, Record de 01-09-2010
 

O Sporting assegurou a contratação de Tales, jovem médio brasileiro de 20 anos que representava o Internacional de Porto Alegre. Tales, de 1,68 metros, esteve à experiência no Sp. Braga no início desta temporada, tendo integrado o estágio que os minhotos cumpriram em Melgaço.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream