A terceira maior cidade e capital do estado, Brisbane, prepara-se para enfrentar uma onda gigante de água e destroços que corre pelas margens do rio com o mesmo nome. Receia-se que o centro da cidade fique completamente inundado.
As autoridades ativaram todos os meios de evacuação. Milhares de pessoas tiveram de abandonar os seus lares. Empresários e comerciantes tentam minimizar os estragos colocando sacos de areia nas entradas dos estabelecimentos fornecidos pelo governo local. Helicópteros da força aérea australiana rondam a região à procura de dezenas de pessoas dadas como desaparecidas.
O Governo Federal alerta para “algumas decisões difíceis a serem tomadas no futuro próximo” e alguns dos economistas nacionais previnem para a “redução das transacções inter-estaduais que terão forte impacto nas exportações mundiais”. Os preços dos alimentos irão sofrer um aumento de cerca de 30% em todo o país uma vez que grande parte da produção agrícola foi destruída pelas enxurradas. O impacto do aumento dos preços pode afectar a Ásia já que a Austrália é um dos principais exportadores de cereais e vegetais nesta região. A industria mineira também está a sofrer danos consideráveis o que pode afectar na redução do PIB australiano.